domingo, 11 de setembro de 2011

Equilíbrio Psicológico e Espiritual

Toda ação tem uma reação! 

Tudo que acontece com o nosso organismo é em busca de manter o equilíbrio interno e externo, desta forma precisamos sempre pensar no indivíduo como uma junção de corpo, mente e espírito.

Esta interação interfere diretamente no desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, a disfunção de alguns sistemas de proteção no nosso corpo, como sistema endócrino e auto imune, pode estar associado ao desenvolvimento de alergias, doenças auto imunes, depressão, obesidade, aterosclerose.

Em um momente pós stress o reequilíbrio corporal acontece com a ativação do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA), que libera catecolaminas e cortisol. 

Não existe alimentos que nos dão a sensação de felicidade?

Quando consumimos algo em função de um strees, nosso corpo estimula o nosso cérebro a liberar substâncias que promovem alívio físico e mental. Com a liberação destas substâncias (adrenalina, endorfinas, cortisol, noradrenalina), nosso corpo sofre algumas alterações metabólicas, como diminuição de energia levando a fadiga - cansaço, baixa concentração e aumento da vontade de consumir alimentos ricos em carboidratos.
Quando liberamos cortisol de forma crônica, dificultamos a utilização das gordurinhas acumuladas, dificultando ainda mais a perda de peso.

Hoje sabemos que a nutrição adequada pode auxiliar diretamente no STRESS, a deficiência de alguns nutrientes como vitamina B6, magnésio, ácido fólico, ácidos graxos ômega 3, estão diretamente relacionados com o aumentos dos níveis das substâncias liberadas pelo cérebro em função do desequilíbrio. 

Além da alimentação, sabemos que unir estratégias para desenvolver a parte espiritual é fundamental. Diversos estudos trazem práticas de meditação, técnicas de respiração, na melhora dos níveis de cortisol e melhora dos sintomas das doenças crônicas não transmissíveis.

O importante é buscarmos sempre o equilíbrio físico e mental, seja meditando, rezando, orando, praticando atividade física e nos alimentando de maneira saudável e prazerosa.

Boa Semana à todos!




Fonte: Nutrição Clínica Funcional - Dos princípios à prática clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário